ONLINE
1





Partilhe esta Página






Total de visitas: 116774

QUINUA

QUINUA

Quinua

 
Cereal sagrado dos Incas, a quinua tem em sua composição valores nutritivos comparados ao leite materno e propriedades nutricionais que auxiliam na recuperação dos tecidos e células

Quinua
Há mais de 5000 anos este vegetal da família do espinafre é produzido nas regiões andinas da Bolívia e do Peru, onde a temperatura gira em torno dos 10°C.

Graças à técnica de plantio dos camponeses incaicos e aos canais de irrigação construídos pelo povo, a planta conseguiu se desenvolver em meio a um ambiente gelado e ao relevo montanhoso, chegando a resistir aos 30°C negativos.

Considerada um alimento sagrado pelos Incas, a quinua foi abolida da dieta nativa em 1532 com a chegada dos espanhóis. Hoje, seu plantio é feito de acordo com as normas da INFOAM (Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica) e sua colheita se dá no mês de setembro.

Propriedades Nutricionais - Alguns estudos apontam em sua composição nutricional semelhanças com o leite materno. Rica em ferro, cálcio, fósforo e carboidratos, a quinua fornece energia, atua na elasticidade das fibras musculares e auxilia na recuperação dos tecidos e células, além de produzir hormônios e enzimas. Em 100 gramas do cereal são encontrados 74 gramas de carboidratos, 23 gramas de proteínas e 15 gramas de fibras. Conta ainda com 18 aminoácidos e vitaminas, como B1, B2, B3, B6 e A.

Propriedades Medicinais - Entre os 18 aminoácidos encontrados na quinua, dois - Metionina e Lisina - estão ligados ao desenvolvimento da memória e dos reflexos, e umd eles - Tripofano - é capaz de liberar no cérebro a serotonina, substância que dá uma sensação de alegria e bem-estar. Além de combater a depressão, o vegetal também auxilia na manutenção do sistema imunológico e no tratamento de problemas urinários, osteoporose, anemia e diabetes. Livre de glúten, é indicado para celíacos (pessoas com alergia à glúten). Por suas fontes protéicas de origem vegetal, está completamente livre de gorduras saturadas e colesterol, grandes vilões das doenças cardiovasculares.

Curiosidades - Graças ao seu alto poder nutritivo, a quinua foi considerada pela Academia de Ciências dos estados Unidos o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano, fazendo parte inclusive da dieta dos astronautas da NASA que saem em viagens muito longas. De acordo com o único representante do vegetal aqui no Brasil, Clodomiro Carlos do Pinhal, que começou a importar a quinua em 2004, o aumento na procura do vegetal se deu pelo fato de as pessoas estarem preocupadas com uma alimentação mais saudável.
 
RECEITAS DE QUINOA.

Torta de Palmito em Massa Integral de Quinua (vegana)

 
Torta de Palmito em Massa Integral de Quinua
Ingredientes

Para a massa:
1 xícara de farinha de quinua
1 xícara de farinha branca
1 xícara de farinha integral
100 ml de água quente
2 colheres de óleo vegetal
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar

Para o recheio
1 xícara de palmito pupunha picado
tomate sem pele e sem sementes
1 cebola média picada
100 g de tofu cortado em cubos
1 xícara de ervilhas
10 azeitonas pretas sem caroço
1 punhado de salsinha
100 ml de vinho branco seco

Preparo

Em um recipiente, misture todos os ingredientes até a massa desgrudar das mãos. Espalhe um pouco de farinha branca em uma base para trabalhar a massa. Com um rolo, abra a massa.

Para fazer o recheio, em uma panela, aqueça um fio de azeite de oliva e acrescente a cebola até dourar. Coloque o palmito, o tomate, o tofu, as ervilhas, as azeitonas, a salsinha e o vinho branco. Tampe a panela, deixe cozinhar por 10 minutos em fogo brando e deixe esfriar.

Unte uma assadeira e forre-a com toda a massa (se preferir uma torta fechada, reserve uma parte para cobrir) e acrescente o recheio. Acenda o forno na hora em que colocar a torta para assar. Asse por aproximadamente 55 minutos a 150° C.

Viradinho de Quinua com Legumes (vegana)

 
Viradinho de Quinua com Legumes

Ingredientes

1 colher (sopa) de azeite
1 cebola pequena cortada em cubinhos
1 dente de alho picado
1/2 xícara de vagem cozida cortada em rodelas
1/2 xícara de cenoura cozida cortada em cubos pequenos
1/4 de xícara de azeitona verde sem caroço picada
1/4 de xícara de milho
1 xícara de quinua em flocos
2 colheres (sopa) de cheiro-verde
Pimenta-do-reino preta moída na hora a gosto
Sal a gosto

Preparo

Numa panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte a vagem, a cenoura, a azeitona, o milho e 1 xícara de água. Aos poucos junte a quinua em flocos e misture bem. Tempere com cheiro verde, sal e pimenta e sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções
 

Bolinho de Quinua e Soja (vegana)

 
Bolinho de Quinua e Soja (vegana)

Ingredientes

1 xícara de PTS
1 cebola
1 xícara de purê de mandioca
1/2 xícara de farinha de rosca
4 dentes de alho
Quanto baste de salsinha
Quanto baste de pimenta-do-reino preta
Quanto baste de noz-moscada
Quanto baste de sal
Óleo de canola para fritar
1 xícara de quinua em grãos crua

Preparo

Coloque num processador a cebola, o alho, a cebolinha, a salsinha, a pimenta do reino e a nós moscada, bata tudo até virar uma pasta de temperos uniforme. Misture esta pasta de temperos com a farinha de rosca, purê de mandioca, soja e a quinua hidratados. Utilizando uma colher de sopa divida em porções iguais ou bolinhos. Aqueça uma quantidade generosa de óleo vegetal e frite os bolinhos até atingirem uma cor marrom clara. Escorra o óleo e sirva com um molho de sua preferência (chutney de frutas, molho tártaro, catchup, etc).

Dica - Quinua em grãos crua, hidratada em água por um dia.

Tabule Primavera de Quinua (vegana)

 
Tabule Primavera de Quinua (vegana)

Ingredientes

2 xícaras de quinua real em grãos
1 cenoura ralada
1 pepino ralado
1 cebola picada
2 talos de salsão picados
1 abobrinha cortada em cubos pequenos
2 tomates cortados em cubos pequenos
1 xícara de azeite de oliva virgem
2 xícaras de salsinha picada
1 pé de alface americana
Suco de 2 limões
Ramos de manjericão
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Numa panela, cozinhe os grãos de quinua em bastante água com sal, até que fiquem macios. Escorra e deixe esfriar. Coloque numa saladeira a cenoura, o pepino, a cebola, o salsão, a abobrinha e o tomate. Misture e tempere com o sal, o azeite, o suco de limão e a pimenta-do-reino. Adicione a quinua real, a salsinha e o manjericão e misture. Distribua o tabule dentro das folhas de alface americana e sirva a seguir.

Mingau de Quinua e Aveia (vegana)

 
Mingau de Quinua e Aveia

Ingredientes

1/2 xícara de quinua cozida
3 colheres (sopa) de aveia em flocos
1 colher (sopa) de coco ralado
banana pequena
1 colher de melado
1 copo de leite de soja
1 colher (sobremesa) de farinha de linhaça
Açúcar e canela a gosto

Preparo

Misture a quinua cozida, a aveia, o leite de soja, o açúcar e o coco e leve ao fogo mexendo até engrossar. Retire, coloque numa tigelinha, cubra com as rodelas de banana, o melado, polvilhe a farinha de linhaça e a canela.

Rendimento: 1 porção

Salada de Arroz Integral e Quinua (vegana)

 
Ingredientes

Para a salada:
1 xícara de arroz integral cozido
1 xícara de quinua cozida
1/2 kg de tomates orgânicos picados sem as sementes
1 cebola roxa grande picada
1/4 de xícara de salsa picada
1/4 de xícara de cebolinha picada
3 dentes de alho amassados
1 pimentão amarelo cortado em cubinhos

Para o molho:
1/4 de xícara de azeite extra virgem
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
Sal grosso e pimenta do reino a gosto

Preparo

Misture todos os ingredientes para a salada. Misture todos os ingredientes para o molho. Junte o molho e a salada e mexa bem.

Pão de Quinua Germinada (vegana)

 
Pão de Quinua Germinada
Ingredientes

Quinua em grãos
Sementes de linhaça
Farinha ou creme de arroz
Extrato de soja
Fermento em pó
Sal

Preparo

Coloque à noite para germinar, 3 colheres de sopa de quinua em sementes e uma colher de semente de linhaça, cubra com água. Na manhã seguinte, acrescente 4 a 5 colheres (sopa) de farinha de arroz, meia colher (sopa) de extrato de soja, meia colher (café) de fermento em pó e sal a gosto.

Faça uma massa resistente mas não dura, colocando água até a consistência desejada, como um mingau grosso. Coloque a massa em frigideira de teflon (se necessário, unte ligeiramente) tampe e cozinhe em fogo baixo. Ao dourar embaixo, vire a massa e espere dourar do outro lado, já sem a tampa. A aparência é de um pãozinho integral. Sirva com patês, tahini, mel ou o que preferir.

Variação - Se desejar variar o sabor ao colocar a massa na frigideira, cubra com sementes de gergelin, ervas, etc.

Dica - Esse pão auxilia quem deseja emagrecer porque além de regular o intestino, tem alto poder de saciedade.