ONLINE
1





Partilhe esta Página






Total de visitas: 116663

PROPRIEDADES DA MALVA.

PROPRIEDADES DA MALVA.

Malva

Propriedades do chá de malva 

Do jardim para a horta, a malva serve como planta ornamental, hortaliça e chá medicinal!

malva (Malva Sylvestris) cultivada como planta ornamental, por conta de suas belas flores, é originária da Europa e, além do seu uso na fitoterapia, a planta é usada como hortaliça desde o século VIII a.C. Esta espécie não deve ser confundida com outras existentes no Brasil ou no exterior e conhecidas pelo mesmo nome “malva”, pertencentes a outras espécies ou gêneros como Sida, Pavonia, Abutilon, Althaea, Eremanthus, etc. Existem 40 gêneros da família das malváceas no mundo, 20 deles são encontrados na flora indígena brasileira, ou são cultivados, como o quiabo, o algodoeiro,  a alteia, etc. Das plantas chamadas popularmente de”malva”, existem umas 30 espécies e é necessário muito cuidado com as confusões, pois as finalidades medicinais de algumas malvas são diferentes.

As flores da malva são bastante consumidas nos países europeus, inclusive quando secas, são mais consumidas do que as folhas.

Essa planta, comumente usada na medicina popular no Brasil, possui substâncias como taninos, mucilagens e óleos essenciais que são responsáveis por suas proriedades calmantes, laxativas e emolientes. Na época renascentista, na Itália, era usada como cura de todos os males, inclusive nos conventos, suas flores eram usadas em um chá, como um calmante dos desejos sexuais. Na antiguidade também era usada, em forma de uma poção à base de sumo da planta, para dar disposição durante todo o dia, Carlos Magno gostava de ter essa planta em seus jardins imperiais e, os gregos, a tinham como sagrada, imaginavam que a malva libertava o espírito da escravidão das paixões. Talvez isso se devesse ao efeito calmante, o mesmo que diminuía o desejo sexual nas freiras da Itália!

A malva é usada para tratamentos diversos, veja algumas indicações da planta



  • compressas das folhas para tratar queimaduras de sol;
  • inflamações da boca (gengivite e afta, por exemplo) e garganta, são tratadas com gargarejos do chá;
  • úlcera;
  • gastrite;
  • prisão de ventre;
  • emplastro para curar abcessos, etc.